I Jornada Virtual de Anestesiologia
Manejo de Vias Aéreas
Waston Vieira Silva
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), Residência em Anestesiologia pela UNICAMP (1999), Presidente da SAEGO (2007-2008), Membro do Comitê de Reanimação e Atendimento ao Politraumatizado da SBA (2006-2008), Membro do Comitê de Via Aérea Difícil da SBA (2009-2011). Membro da Comissão Examinadora do TSA/SBA, Instrutor Co-responsável pelo CET do IMIP em Recife-PE e Instrutor do Núcleo SBA Vida.
Dor aguda no pós operatório
Guilherme Antonio Moreira de Barros
Professor Assistente Doutor do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Anestesiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em Dor, é responsável pelo Serviço de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas. Realizou Pós-Doc na Universidade da California, no período de 20013 a 2014. Foi Vice-Chefe do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Botucatu no período de setembro de 2009 a setembro de 2010. Membro da Diretoria da Soc. de Anestesiologia do Estado de São Paulo no biênio 2010/2011. Atual Presidente da Comissão de Experimentação no Uso de Animais (CEUA) da Faculdade de Medicina de Botucatu.
Anestesia Obstétrica e seus desafios
Carlos Othon Bastos
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1990). Residência médica em Anestesiologia no Centro de Ensino e Treinamento Integrado de Campinas (MEC/SBA) e na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/Escola Paulista de Medicina). Médico anestesiologista na Maternidade de Campinas. Ocupa o cargo de Co-Responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia Integrado de Campinas (CET SBA/MEC).
Drogas adjuvantes e Anestesia
Deise Martins Rosa
Possui residência médica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992) . Médica do Instituto Nacional de Câncer. Tem experiência na área de Medicina. Diversos cargos associativos na SAERJ e SBA.
Tecnologia da Informação e Anestesia
José Admirço Filho
Em 2012, médico anestesiologista da Clínica de Anestesia de Salvador, Mestre e Doutorando em Anestesiologia pela UNESP – Botucatu, Secretário geral da SAEB, Conselheiro Fiscal da COOPANEST –BA, Coordenador do Serviço de Anestesiologia do Hospital Geral Roberto Santos e do Serviço de Anestesiologia do Hospital do Subúrbio. Membro do Clube de Harley Davidson Bahia.
Redes Sociais e Anestesia
Maria Cristina de Azambuja Molina
Graduação pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, Residência em Anestesiologia pelo Centro Integrado de Campinas, Torcedora do São Paulo Futebol Clube, Moderadora do Grupo de Discussão Anestesistas no Facebook
E assim fizemos uma Jornada sem fronteiras...
A internet já faz parte do cotidiano dos anestesiologistas. O grupo de discussão Anestesiador http://br.groups.yahoo.com/group/anestesiador/ criado em 2005 vem congregando médicos de várias partes do Brasil e alguns países do mundo na troca de experiências e dicas da especialidade. O blog do Anestesiador www.anestesiador.com.br publicou resenhas e links de livros e artigos disponibilizados online e contou com centenas de acessos de vários países. O twitter @anestesiador tem mais de uma dezena de milhares de tweets e algumas centenas de seguidores e se mantem como canal de divulgação e replicador de assuntos ligados à anestesia.
Para a I JOVA foram criadas ferramentas de grande acesso nas redes sociais que tiveram seu alcance adequado para promoção do evento, atingindo a procura de mais de 700 anestesistas para inscrição, sendo 500 delas efetivadas por limite pré-determinado pela comissão organizadora. Os acessos continuam sendo realizados pelo twitter @anest_virtual e pela página do facebook www.facebook.com/AnestesiaVirtual e agora pelo Medicina do Conhecimento.
Essas ferramentas baseadas no poder das redes sociais permitiram organizar um evento inédito no Brasil: uma jornada totalmente virtual. Se fossemos descrever em uma palavra o propósito do evento, essa seria INOVAÇÃO! É certo imaginar que os frutos desse evento foram admiráveis, pois expandiram o conceito de ciência a qualquer momento, em todo lugar.
Assistas às aulas desse evento e mande seu comentário pelo medicinadoconhecimento@gmail.com